Como Mudar de Profissão? 6 Coisas Que te Impede e Como Superá-las

Como mudar de profissão? Quantas vezes você se faz essa pergunta por semana, ou ainda…

… você odeia seu trabalho? Não suporta mais essa rotina que já se estende por anos? Mal “bateu” o ponto e já não vê a hora de voltar para casa?

Cansando de dar seu “suor” e não ser reconhecido e muito menos receber um obrigado?

Sonhando com o prêmio da mega sena para que você possa jogar tudo para o alto?

Nós lhe desejamos boa sorte, pois, você precisará, a probabilidade de você ganhar na mega sena é de cerca de 1 chance em 50.000.000 milhões.

More...

Logo, você tem uma chance muito maior de ser feliz se começar a pensar em mudar de profissão ainda hoje.

E acredite, você não está sozinho, eu mesmo já passei por tudo isso, e olha, eu tinha um emprego muito bom, mas não era feliz, então o que fiz?

Simples, mudei de profissão, e hoje sou muito mais feliz, a mudança foi tão grande que meus familiares puderam notar o quanto estou mais alegre e presente.

Boa parte de nossos alunos também têm o mesmo problema, e acabam procurando a Escola Design para mudar de profissão e seguir em uma nova carreira, conquistando uma qualidade de vida que não seriam capazes de conseguir em sua antiga profissão.

Por isso sabemos um “bocado” sobre o assunto. Neste artigo vamos compartilhar 6 coisas que normalmente te impede de mudar de profissão e como superá-las.

como mudar de profissão

Medo de Mudar de Profissão

1. Tenho Medo — Não Sei Como Mudar de Profissão

“O que vão pensar de mim? Eu não vou conseguir… vou falhar e não serei bom o suficiente.”

Não importa se você é jovem ou mais velho, sempre vem aquele “diabinho” falando esse tipo de coisas em sua cabeça.

Ter dúvidas e ansiedade é normal e super natural, afinal de contas é uma nova profissão e mudar de carreira profissional possui novos desafios.

Na verdade, o medo é fundamental, é ele que nos impede de fazer besteiras, como, por exemplo, pular do décimo andar de um edifício, mas se não há nenhuma ameaça a vida ou integridade física você pode ignorar o medo.

Mudar de profissão não será fácil, mas é preciso, “coloque os pesos na balança” e analise se vale a pena ou não.

Você quer ser infeliz para o resto de sua vida? Ou, quer tentar algo novo, mesmo que você não tenha certeza que dará certo e ser feliz?

Para seu conhecimento nada na vida é garantido, nem mesmo seu atual emprego, então porque não arriscar e ser feliz?

Se você é apaixonado por algo que realmente faz você vibrar, as chances de você falhar são pequenas, na verdade, os apaixonados são os que acabam sendo os mais bem sucedidos ao mudar de carreira.

Vale ressaltar que temos apenas uma vida, cabe a você viver toda ela infeliz ou mudar de profissão e ir em busca de sua felicidade. O que você escolhe?

Você realmente quer chegar lá na frente e perceber que você desperdiçou anos da sua vida sendo infeliz, e fazendo o que você nunca quis fazer? Isso sim é algo para se ter muito medo!

como mudar de profissão

Vou ganhar pouco dinheiro ao mudar de profissão

2. Meu Salário Será Menor se eu Mudar de Profissão

“A carreira que eu realmente gostaria de seguir vai me pegar menos do que minha profissão atual.”

De fato, se você tem uma boa renda por muito tempo, pode ser assustador dizer adeus a ela. Mas é uma questão de prioridades.

A ideia de que “dinheiro não compra felicidade” pode ser um clichê, mas é um clichê por uma razão.

O dinheiro não é o supra sumo, é apenas um meio para um fim. E que fim poderia valer a pena jogar sua vida fora em um trabalho que você não gosta?

Será que uma nova cozinha, férias exóticas ou um carro caro vai fazer com que você seja realmente feliz?

Na verdade, quando se faz o que ama, o dinheiro passa a ficar em segundo plano, pois, se você ama o que faz, você faria sem nem mesmo ser pago para fazê-lo.

Nesse cenário o dinheiro vem como consequência, resultado do seu trabalho sendo bem feito todo santo dia, é inevitável, pode apostar.

como mudar de profissão

Falta de tempo para mudar de carreira

3. Falta de Tempo Para Mudar de Carreira

“Eu não tenho tempo nem mesmo pra mim. Como vou ter tempo para aprender uma nova profissão e seguir uma nova carreira.”

7 Dicas — Como se Tornar um Designer Gráfico Sem Perder Seu Emprego

Clique no botão e continue aprendendo…

Mais uma vez é uma questão de prioridades.

Talvez aquela série, programas de TV, redes sociais e dezenas de outras coisas fúteis possam esperar um pouco, talvez você encontre amigos com um pouco menos de frequência.

Não será fácil, mas vai valer a pena, além do mais é só por um pequeno período, depois você terá muito mais tempo para fazer tudo o que quiser fazer…

Se você realmente gosta da sua nova profissão, aprender sobre ela será tão divertido quanto sair com os amigos ou brincar com seu filho no parque aos fins de semana.

Pode apostar, você não estará sozinho, quantos de seus amigos trabalham e estudam em busca de uma nova carreira?

Com a nossa Formação em Design Gráfico, você precisará de apenas 30 minutos de estudo por dia, e então você poderá conquistar seu grande sonho e se tornar um Designer em apenas 3 meses.

como mudar de profissão

Estou velho para mudar de carreira

4. É Tarde Demais Para Mudar de Profissão

“Estou muito velho para mudar de profissão.”

Compartilhe somente se aprendeu algo sobre como mudar de carreira com esse artigo

A história está cheia de pessoas famosas que mudaram de carreira no final da vida…

Foto Andrea Bocelli

Andrea Bocelli

Tenor

Formado em Direito pela Universidade de Pisa, o tenor italiano trabalhou como advogado até os 34 anos. Bocelli conciliou duas paixões para ganhar dinheiro: enquanto estudava, ele se apresentava ao piano em casas noturnas e bares.

Foto Harrison Ford

Harrison Ford

Ator

Ator e produtor de cinema até os 30 anos, o intérprete do famoso personagem Indiana Jones era carpinteiro, atividade que acabou se tornando um hobby após mudar de profissão e se tornar um ator mundialmente reconhecido e famoso.

Foto Ray Kroc

Ray Kroc

Empresário

Fundador da rede McDonald's, até os 52 anos de idade, Ray Kroc trabalhou como vendedor de copos de papel e misturadores de milk-shakes por muitos anos.

foto Mary Kay Ash

Mary Kay Ash

Empresária

Fundadora da Mary Kay, até os 45 anos de idade, a fundadora da marca de cosméticos americana vendeu livros e utensílios como autônoma de porta em porta.

A lista continua…

Então não diga a si mesmo que a idade é problema para mudar de carreira; na verdade, é só mais uma desculpa.

5. É muito Cedo Para Mudar de Carreira Profissional

“Comecei em minha carreira profissional atual a pouco tempo, talvez eu precise de mais alguns anos para me decidir.”

Quanto tempo exatamente você vai esperar? Três anos? Quatro anos? Cinco? A essa altura, você provavelmente ao invés de dizer “é cedo demais” você dirá “é tarde demais!”

Se você não está contente e não sente prazer pelo que faz agora, não vai ser daqui a 5 anos que sentirá paixão pela sua atual carreira profissional.

Mas é claro que só você sabe o que realmente vai lhe fazer você feliz. O fato de você estar lendo este artigo até aqui, sugere que seu trabalho atual NÃO está te fazendo muito contente.

como mudar de profissão

Alto status na atual profissão

6. Status

“Se eu largar meu emprego o que pensarão de mim?”

11 Passos — Como Ser um Designer Gráfico de Sucesso em 1 Ano ou Menos

Clique no botão e continue aprendendo…

Muitas vezes não percebemos isso, mas o status social é extremamente importante para nós como seres humanos.

Levamos esse fato em consideração não só em nossa profissão, mas em nossa vida como um todo.

Pelo menos é isso que a maioria das pessoas fazem, colocam o Status acima de coisas muito mais importantes.

Ainda mais se você estiver ocupando um cargo importante em sua atual profissão.

Às vezes seu cargo acaba sendo mais importante do que o salário que recebe por ele, não é mesmo?

É por isso que tomar a decisão de abandonar nossa atual profissão se torna um tanto quanto difícil, mesmo que seja algo que odiamos fazer, afinal de contas você tem um cargo importante e é respeitado por isso…

… e junto com seu cargo importante, você também tem uma vida infeliz.

Quando voltamos aos estudos para aprender sobre uma nova profissão, nos sentimos como alunos, sentindo-se em uma posição inferior a que estamos acostumados.

Portanto, não deixe seu ego falar mais alto e te impedir de seguir seu sonho de ser feliz se tornando um designer gráfico.

Conclusão

Agora vejamos.

Em primeiro lugar, a educação para adultos é um tanto quanto diferente da educação para jovens e adolescentes.

Nos cursos da Escola Design, por exemplo, você aprenderá com exemplos práticos e reais, como se você realmente estivesse no mercado de trabalho.

Você será tratado como adulto, algo que deveria acontecer em qualquer curso para adultos.

Em segundo lugar, pela nossa experiência é que as pessoas, em geral, não pensam e tem menos dúvidas que você para mudar de profissão no meio da sua vida.

Tomar a atitude de mudar de profissão e seguir sua paixão, mostra que você está retomando o controle de sua vida e colocando os “trilhos” da sua vida na direção  certa.

Na direção que vai fazer com que você tenha uma transformação positiva na sua vida, tanto profissional como pessoal.

Então, o que você está esperando?

Quer Mudar Para Uma Profissão Criativa em 2019?


Acesse nosso site agora e matricule-se em um de nossos planos para aprender design gráfico estudando 30 minutos por dia. Se você se comprometer e se dedicar, ao final de 3 meses estará pronto para o mercado de trabalho exercendo a profissão que sempre sonhou.

Felipe Sousa
 

Filipe Souza é co-fundador e CEO da Escola Design. Quando ele não está planejando novas formas de criar cursos sobre Design Gráfico impressionantes ele gosta de passar seu tempo com sua família e amigos, acompanhado de uma boa cerveja artesanal e petiscos de boteco. Ele também é apaixonado por marketing digital e presta consultoria em suas horas vagas.

>