O Que é Design Gráfico? [Guia Completo] Vídeo Mais Artigo

Oi pessoal tudo bem? Meu nome é Mariana, sou a sua nova professora. Estou aqui inaugurando o módulo de teorias de design e nessa primeira aula vamos ver o que é Design Gráfico.

Sou Designer formada pela UNESP e sou mestrando da USP aqui de bauru, espero passar para vocês as principais teorias a respeito do Design…

Desde a sua história aos conceitos, isso ajudará você na diagramação, na escolha de cores.

Se você já estudou design em alguma instituição talvez isso não seja novidade, mas pode relembrar alguns conceitos.

Se nunca estudou design comece por aqui.

More...

Antes de mais nada, quero ressaltar uma coisa, esses conceitos não substituem o aprendizado de uma universidade.

Esses conceitos irão te ajudar na hora de produzir algum projeto, são para mostrar para você os porquês de algumas escolhas durante a confecção dos seus trabalhos.

Mas se você quer realmente se aprofundar é legal você procurar um curso superior nessa área, e para quem já tem, é bom para relembrar o aprendizado.

Bom, nós vamos começar hoje com uma aula sobre introdução ao Design, vamos definir o termo o que é Design Gráfico, ver como ele foi estruturado e dessa forma saber o porque ele tem esse nome e saber de fato a função de um Designer.

A ideia é passar para você o que é Design Gráfico, espero ser clara e objetiva, para você entender e conseguir compreender ao ponto de formar o seu próprio conceito sobre o Design.

Vamos começar então?

definicao_design_grafico

O Que é Design Gráfico e Sua Definição

O termo designer é definido de várias formas, cada autor define o termo Design de um jeito, eu gosto de algumas definições, alguns outros profissionais gostam de outras, vou passar pra vocês algumas das principais.

O
Oxford Dictionary no ano de mil quinhentos e oitenta e oito, pela primeira vez mencionou e descreveu o termo design, pra vocês verem como designer não é uma coisa atual, já existe há algumas décadas.

Então o que é design?

Naquela época ele foi descrito como um plano desenvolvido pelo homem ou esquema a ser realizado.

Mais pra frente eu vou passar pra você um pouco sobre a história do design e vamos falar quais foram os primeiros designers, vocês vão se surpreender, pois, o conceito é muito antigo.

Uma Definição Atual do que é Design Gráfico

Segundo o dicionário Houaiss o Design pode significar desenho industrial, concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação e etc) referindo-se a sua forma física e funcional.

O Design também pode ser um desenho de forma do ponto de vista estético e utilitário, e representação de objetos executadas para fins científicos, técnicos, industriais e ornamentais.

O Design Gráfico pode ser definido como desenho industrial, artes gráficas, conjunto de técnicas e de concepções estéticas aplicadas a representação visual de uma ideia, mensagem, criação de logotipos, ícones, vinhetas para televisão, projeto gráfico de publicações impressas, etc.

O design é muito abrangente e muito amplo, várias pessoas são consideradas designers, mas cada uma dentro da sua especialização.

Designer não é só aquele que trabalha com produto, com gráfico ou com web, tem profissionais trabalhando com moda como o fashion designer.

O Design Gráfico tem muitas vertentes, e é legal porque o termo tenta definir de uma forma que abrange todas essas vertentes.

O Design também é a intenção, propósito, um range de elementos ou detalhes num dado padrão artístico.

design gráfico o que é

Significado da Palavra Design Gráfico

A palavra Design vem do latim, significa marcar, indicar.

Existe uma definição também bem interessante, do autor Vilém Flusser (em seu livro o Mundo Codificado)

Vamos falar um pouco mais sobre ele na nossa aula sobre semiótica, conceito muito importante quando falamos sobre Design Gráfico.

Voltando aqui no Flusser, o livro mais famoso dele é o Mundo Codificado, esse livro é muito interessante, vale a pena ler, mesmo para quem ainda não está numa universidade, nesse livro você encontrará conceitos bem interessantes.

Pode ser um pouco difícil de entender no começo, mas ao decorrer da leitura tudo fica mais claro.

O Flusser diz no seu livro em inglês.

Flusser_small

Vilém Flusser

“A palavra Design funciona como substantivo e verbo, e tem dois diferentes significados.


Como substantivo significa coisas como propósito, plano intenção, meta, forma e estrutura básica. Todos eles são relacionados a estrutura e a fraude, possuindo um pejorativo levando o design com um olhar “negativo”.


Mas na situação de verbo ele diz: o design significa o que a gente quer simular projetar, esquematizar e configurar.”

A Origem da Palavra Design Gráfico

A palavra design como mencionado anteriormente é de origem latina e contém o termo signo, significa signos, desenho.

O design está diretamente ligado a criação de signos. E o que são esses signos?

São produtos, sejam desenhos, peças, etc. mais pra frente vamos ver certinho tudo isso, vai ser bem interessante, pois, a palavra em si já diz, a função do Designer é projetar, projetar um signo.

O Flusser ainda continua definindo o design como aproximadamente aquele lugar onde a arte técnica reflete pensamentos, valor ativo e científico caminham juntos com termos equivalentes, tornando possível uma nova forma de cultura.

Compreensão do da Palavra Design Gráfico e o Seu Significado

A partir do momento que você começa a compreender o Design e a viver o design, você está construindo uma nova carreira e cultura.

Agora veremos o conceito mais atual sobre o que é Design Gráfico.

Essa definição é mais usada e aplicada pelas universidades, e adotada por grande parte dos professores.

Denomina-se design qualquer processo técnico, criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um produto, esse processo normalmente orientado por uma intenção ou objetivo, ou para solução de um problema.

Assim todo o design tem um objetivo, ele tem uma intenção, não é criar por criar, ele encontra um problema na sociedade e resolve esse problema, esta é a função de um Designer, resolver problemas da sociedade de forma inteligente ajudando próximo.

O que faz um designer gráfico

O Que Faz um Designer Gráfico na Prática?

Então você está se perguntando o que faz um Designer Gráfico, correto?

Provavelmente você já pesquisou por isso no Google, e até já perguntou para alguns amigos, mas não encontrou nada claro, objetivo e concreto, somente um monte de informações vagas e sem sentido…

Isso pode parecer frustrante, um “sonho” distante, mas a resposta para essa pergunta, o que faz um Designer Gráfico? Basta continuar lendo e entenderá.

O Problema Por Trás do Que um Designer Gráfico Faz

O grande problema dessa pergunta é porque a profissão Designer Gráfico é muito abrangente, existem diversas áreas onde esse profissional pode atuar, cada área realiza um tipo específico de atividade e resolve um tipo de problema específico.

Como a profissão ainda não é regulamentada, praticamente qualquer um pode ser um Designer Gráfico, sendo formado em uma universidade ou não.

A maioria dos grandes profissionais de Design Gráfico como Walter Mattos aprenderam a profissão na marra, do conceito a prática através de cursos presenciais ou pela internet.

Procurando uma escola para Estudar Design Gráfico? Conheça nossa Formação Completa em Design Gráfico, já passa dos 3.643 Alunos Satisfeitos.

o que faz designer grafico

Uma Definição Padrão do Que um Designer Gráfico Faz

Bem aqui temos uma definição padrão para o que faz um Designer Gráfico, vejamos…  

“Ele é o profissional capaz de transmitir mensagens, ideias e conceitos através de imagens e textos em suportes bi e tri dimensionais”

Mas qual é realmente o seu significado? Significa atuar no planejamento e execução de:

  • Marcas
  • Símbolos
  • Jornais
  • Revistas
  • Catálogos
  • Livros
  • Folders
  • Placas
  • Camisetas
  • Vinhetas
  • Animações
  • Ilustrações
  • Quadrinhos
  • Sites
  • Jogos
  • Eventos
  • Exposições
  • Produtos

Enfim, parte do que você vê, escuta e/ou toca, inclusive este site.

Ainda não entendeu? Deixe-me ser mais claro…

Dia a Dia de um Designer Gráfico

O Que Faz um Designer Gráfico no Seu Dia a Dia

O Designer é o projetista, ele trabalha dentro de um processo.

Imagine um indivíduo, o João. Agora imagine o João como um homem seguro, confiante e empreendedor.

O João possui um negócio chamado “Priprioca”, um negócio inovador, prosperando largamente, porém, uma parte do processo do seu negócio não está funcionando como deveria.

Existe um problema, esse problema pode ser de ordem prática (criação de uma peça gráfica), conceitual (elaboração de uma visão) ou ideia estratégica (aconselhamento ou consultoria).

Apesar do João ser uma pessoa razoavelmente inteligente, com bom senso e modestamente acima da média, por si só ele não conseguiria solucionar esse problema.

O Trabalho de um Designer na Prática

Aqui o profissional de Design Gráfico entra em ação, um profissional capacitado e com as competências necessárias para o caso.

O designer irá pensar em uma solução para a questão usando algumas de suas aptidões, como formação acadêmica, habilidades individuais e bagagem cultural própria.

Após algum tempo de obstinada meditação e análise sobre o tema, ele chegará a um resultado.

Em seguida apresentará sua proposta ao senhor João, ele dirá não ou sim, a ideia.

Se a resposta for não, de volta a mesa de trabalho, agora se aprovada a solução será aplicada sobre orientação do designer.

Com o problema resolvido o João poderá seguir satisfeito com o resultado, e feliz com seus negócios.

o que é design gráfico

Conclusão

O Design Gráfico é a área de conhecimento e à prática profissional específica e relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais, compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional.

É uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais.

Podemos ainda considerá-lo para estruturar e dar forma à comunicação impressa, e geralmente se trabalha o relacionamento entre “imagem” e texto.

No início do século XXI a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.

designer gráfico criar soluções através de projetos de comunicação visual atendendo as necessidades do mercado.

Ele pode atuar em projetos gráficos que envolvam tanto o impresso quanto o digital, desenvolvimento de marca gráfica, identidade visual, sinalização, etc.

Quer saber como mudar de profissão? Leia nosso guia:

6 Coisas Que te Impedem de Mudar de Profissão (E Como Superá-las)

E pra você? O que é Design Gráfico? Em uma frase defina o Design Gráfico na sua visão deixando um comentário logo abaixo.

Felipe Sousa
 

Filipe Souza é co-fundador e CEO da Escola Design. Quando ele não está planejando novas formas de criar cursos sobre Design Gráfico impressionantes ele gosta de passar seu tempo com sua família e amigos, acompanhado de uma boa cerveja artesanal e petiscos de boteco. Ele também é apaixonado por marketing digital e presta consultoria em suas horas vagas.

>